INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ROTEIRO
PARA INTERPRETAR TEXTOS
1. Ler
atentamente todo o texto, procurando focalizar sua ideia central.
2.
Interpretar as palavras desconhecidas através do contexto.
3.
Reconhecer os argumentos que dão sustentação à ideia central.
4.
Identificar as objeções à ideia central;
5. Sublinhar os
exemplos que forem empregados como ilustração da ideia
central.
6.
Antes de responder às questões, ler mais de uma vez todo o texto,
fazendo o
mesmo com o enunciado de cada questão.
7. Evite
responder “de cabeça”. Procure localizar a resposta no texto.
8.
Se preferir, faça anotações à margem ou esquematize o texto.
9.
Se o comando pede a ideia principal ou tema, normalmente deve
situar-se no
primeiro parágrafo (introdução) ou no último
(conclusão).
10. Se o comando busca argumentação, deve
localizar-se os parágrafos
intermediários (desenvolvimento).
ERROS COMUNS DE
INTERPRETAÇÃO
EXTRAPOLAÇÃO
- Ocorre quando
o candidato sai do contexto, acrescentando idéias que não estão
no
texto, normalmente porque já conhecia o tema por uso de sua imaginação criativa. - Portanto, é proibido viajar.
REDUÇÃO
- É o oposto da extrapolação.
- Dá-se atenção apenas a um ou outro aspecto, esquecendo-se de que o texto é um conjunto de ideias.
CONTRADIÇÃO
- É comum as alternativas apresentarem ideias contrárias às do texto, fazendo o candidato chegar a conclusões equivocadas, de modo a errar a questão.
- Portanto, internalize as ideias do autor e ponha-se no lugar dele.
- Só contradiga o autor se isso for solicitado no comando da questão. Exemplo:“Indique a alternativa que apresenta ideia contrária à do texto”.
TIPOLOGIA TEXTUAL
DISSERTAÇÃO
É a exposição de opiniões fundamentadas em argumentos e raciocínio. Divide-se em introdução (apresenta o assunto de forma direta, sem rodeios), desenvolvimento (mostra dados, ideias, argumentos e exemplos que sustentam a sua posição), e conclusão (fecha o assunto; pode ser na forma de síntese ou sugestões, sem espaço para continuar a discussão).
NARRAÇÃO
É discorrer sobre um fato, um acontecimento. Nela predominam os verbos de ação. Os elementos da narração são personagem (quem participa do fato), tempo (momento do fato), ambiente (local), narrador (quem conta: 1a ou 3a pessoa) e enredo (o encadeamento das ações).
DESCRIÇÃO
É um “retrato verbal” do que vemos ou sentimos. É difícil encontrar um texto exclusivamente descritivo. Normalmente encontramos trechos descritivos inseridos numa narração ou dissertação
SAIBA DIFERENCIAR
COESÃO x COERÊNCIA
Coesão: Aspectos formais do texto. São erros de coesão: má concordância, pronomes indevidos e palavras inapropriadas.
Coerência:
Aspectos implícitos do texto (ligados ao sentido textual). Exemplo
de erro
de coerência: “A polícia e a justiça são as duas
mãos de um mesmo braço”.
DENOTAÇÃO x CONOTAÇÃO
• Denotação:
É o sentido real: “Os raios de sol adentraram pela imensa
janela”.
• Conotação: É o sentido figurado: “Seu olhar
eram raios de sol a iluminar-me”.
PARÁFRASE x PERÍFRASE
• Paráfrase: É a reescritura do texto, mantendo-se o mesmo significado.
• Perífrase: É
a substituição de palavras por expressões que indicam algo de
si:
“Fui à Cidade Maravilhosa” (=RJ). “O Rei do Futebol chegou” (=Pelé).
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